Serão bem acolhidas propostas de trabalho que vão ao encontro deste desafio e que se enquadrem nos seguintes eixos temáticos:
Eixo 1: Ativismo, Comunicação Intercultural, Mudança Social
Pesquisa na interseção de três dimensões chave da vida contemporânea. A diversidade nas questões da representação dos temas e autores. O pluralismo e a ousadia na teoria e na metodologia dos estudos das ciências da comunicação. A exploração dos limites entre teoria e prática e entre academia e ativismo, incentivando e facilitando diálogos e engajamentos sociais.
(exemplos de áreas temáticas: Comunicação Intercultural, Género e Sexualidades, Comunicação Política, Comunicação de Ciência)
Eixo 2: Média e Literacias
A área das literacias e das suas relações com os media é um campo em crescimento com uma premente necessidade de desenvolver e aumentar o número de estudos. Os recentes temas da pandemia e as formas como ela afetou a nossa (des)informação ou o futuro da literacia mediática em termos de algoritmos e inteligência artificial, são apenas alguns dos temas que este eixo convoca.
(exemplos: Estudos Televisivos, Rádio e Meios Sonoros, Jornalismo e Sociedade, História da Comunicação, Comunicação e Educação, Retórica, Economia e Políticas da Comunicação, Públicos e Audiências)
Eixo 3: Comunicação Visual, Tecnologia, Cultura
Investigação em criação, processamento, função, significado e consequências críticas da representação visual. Análises visuais fundamentadas solidamente na teoria e na metodologia visual. Aprofundar a compreensão do visual em todas as suas formas - televisão, vídeo e cinema, arte e design, media impressa e digital.
(exemplos: Cibercultura, Estudos Fílmicos, Cultura Visual, Semiótica, Ciência da Informação)
Eixo 4: Estratégias de Comunicação, Publicidade, Território
Vários autores têm chamado a atenção para a ascensão das relações públicas e do marketing enquanto processos de inserção da publicidade nas estratégias de comunicação integrada. Esta transformação abre um interessante campo de análise multidisciplinar sobre “discurso” e “prática” comunicacional em constante adaptação aos meios e aos públicos.
(exemplos: Comunicação organizacional e institucional, Publicidade, Turismo e Territórios)
Eixo 5: Ciberjornalismo
A reconfiguração do papel de mediação e da sua relação com as fontes enfrentado pelo jornalismo digital, juntamente com a atualização constante, abundância de informações e inovação em formatos, géneros e dispositivos de consumo, abrem um conjunto de interessantes possibilidades de investigação e inovação, tanto profissional quanto académica que este eixo procura reportar.
Eixo 5: Ciberjornalismo (Congresso Internacional de Ciberjornalismo - ObCiber)